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9 Passos para a gestão de tempo de um consultor de sucesso

9 Passos para a gestão de tempo de um consultor de sucesso

Saiba como obter um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional

20/05/2021

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O tempo é considerado um dos recursos mais importantes da nossa vida, desta forma conseguir tirar partido de uma boa gestão de tempo é fundamental. A nossa vida profissional é bastante atarefada, com muitas responsabilidades associadas, e por isso, o Work Life Balance é considerado um dos desafios que marca a atualidade.

Por isso, destacamos aqui algumas dicas para melhorar a sua gestão de tempo:

#1 - Efectue um autodiagnóstico e defina prioridades: Analisar como o tempo diário é despendido, permite perceber e detetar formas de o tornar mais produtivo, eliminando desperdícios de tempo que poderiam ser evitados e utilizados para completar algo que acrescente maior valor. A agenda deve estar organizada de acordo com as atividades prioritárias decrescendo até às menos relevantes e com menos tempo dedicado às mesmas. Essas prioridades relacionam-se com os objetivos que nos propomos a alcançar, para isso tarefas classificadas como urgentes devem ser uma prioridade, uma vez que quando não cumpridas podem gerar consequências negativas.

 

#2 - Delegar tarefas: Planear e definir todas as atividades que estão envolvidas e são necessárias para o alcance de uma determinada meta ou objetivo final. Devem ser planeados os prazos de término da atividade em questão e o intervalo de tempo de duração de cada atividade.

 

#3 - Ter uma agenta atualizada e apelativa: Dados os horários flexíveis de um consultor, maior autonomia terá para gerir o seu tempo. A disciplina da distribuição do tempo deve ser equilibrada e ajustada aos diferentes contextos em que estão inseridos. A utilização de cores de forma a tornar a agenda visualmente atrativa pode ser um incentivo para a realização de tarefas. Permite também assinalar os compromissos adiados/não realizados de forma a encaixá-los na agenda. Atualmente a tecnologia constitui um aliado, na medida em que cada vez mais são utilizadas aplicações e lembretes que permitem relembrar e evitar o esquecimento perante determinada atividade.

 

#4 - Organizar os tempos de trabalho conforme os seus níveis de energia: Como todos somos diferentes, os nossos níveis de energia diferem ao longo das diversas partes do dia. Tendo em conta estes aspetos torna-se relevante associar as tarefas mais complexas conforme a altura do dia em que os níveis de energia estão mais altos, conferindo assim proporcionalmente, maior produtividade e eficácia perante o trabalho que necessita ser feito.

 

#5 - Organizar o seu ambiente de trabalho: O espaço de trabalho tem interferências diretas nos desempenhos obtidos, por isso é importante a existência de um espaço de trabalho agradável. Em termos mais específicos, o ambiente de trabalho de um consultor também deve passar por possuir uma rede de contactos organizada, boa definição de datas e horas específicas de marcações, agendamentos de visitas, formações e de reuniões.

 

#6 - Técnica da modelagem positiva: é uma estratégia que tenta alterar os recursos relacionados ao trabalho, a fim de torná-los mais atraentes para o indivíduo, tornando a tarefa mais agradável. Por exemplo, pode tentar criar um ambiente de trabalho mais agradável tocando música suave, pendurando fotos ou adicionando outros toques pessoais.

 

#7 - Fugir à procrastinação: Deixar para depois o que deveria ser feito agora”. O foco não deve ser perdido e distrações devem ser evitadas. A auto regulação, autoconsciência e inteligência emocional são grandes aliados. Através de estratégias de recompensa naturais, um indivíduo pode aumentar os níveis de desempenho concentrando-se nos aspetos agradáveis do trabalho ou tarefa. Atividades naturalmente gratificantes tendem a promover sentimentos de maior competência, autocontrole e propósito. “Gestão de tempo implica mudança comportamental.”

 

#8 - Imaginação e visualização: Ou seja, remete para a maneira como os indivíduos se envolvem em pensamentos positivos em relação à tarefa que desempenham, à experiência pessoal e à realidade, bem como à forma como simulam mentalmente planos de ação e tarefas a serem executadas. Pensar de forma otimista, ou seja, fazer uma atribuição positiva (otimismo) sobre o sucesso atual e futuro. Sentimos mais confiança para assumir e empenhar os esforços necessários para sermos bem sucedidos em tarefas desafiadoras, tais quais as que nos propusemos.

 

#9 - Dedique tempo a si mesmo: Ao seguir estas dicas que propomos, os seus dias serão mais produtivos, com menos pressão e stress, conseguirá mais tempo para descanso e para as tarefas que realmente gosta de fazer.

 

Assuma a responsabilidade pela gestão do seu tempo!

Experimente e veja a diferença!

Não temos como refazer o passado, mas o futuro está à nossa disposição, para ganharmos ou perdermos” Lyndon Johnson

 

 

Leonor Guerreiro

Leonor Guerreiro - Estagiária RE/MAX MAXGROUP Telheiras

Finalista de Gestão de Recursos Humanos

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