Saúde e Bem-Estar
A Arte do Tai chi
24/04/2021
Nos dias de hoje, o ritmo de vida é cada vez mais intenso e o stress é um fator de preocupação. Esta realidade gera uma necessidade crescente de equilíbrio por parte das pessoas, tendo em conta o seu bem-estar físico e mental. Atividades desportivas, de fitness, de wellness ou até de meditação são, por isso mesmo, cada vez mais valorizadas, não só em função do nosso bem-estar próprio, como da relação que temos com os outros.
"(...) o Tai-chi, uma arte marcial chinesa praticada no mundo inteiro que é vista como uma espécie de meditação em movimento."
Entre essas atividades podemos enquadrar o Tai-chi, uma arte marcial chinesa praticada no mundo inteiro que é vista como uma espécie de meditação em movimento. É muito apreciado no Oriente, onde está já muito enraizado culturalmente em vários países, mas também no Ocidente não só pela sua relação com a meditação, mas também pela promoção da saúde, proporcionando aos que vivem nas grandes cidades, um sentido ímpar de equilíbrio, tranquilidade e ginástica.
O Tai-chi estimula a parte física tanto quanto a mental, sendo vários os seus benefícios:
- aumenta a vitalidade e a energia para o dia-a-dia
- fortalece os músculos
- promove o equilíbrio
- aumenta a concentração
- diminui a tensão muscular
- melhora a flexibilidade
- alivia o stress e por consequência combate a depressão
- promove um equilíbrio das emoções
- estimula o convívio social, pois muitas vezes é feito em grupo
- estimula o sistema nervoso e imunológico.
"Sendo uma atividade de fácil iniciação, pode ser praticada por qualquer pessoa, dos mais novos até aos mais idosos (...)"
Sendo uma atividade de fácil iniciação, pode ser praticada por qualquer pessoa, dos mais novos até aos mais idosos, pois a exigência física não é demasiada e os movimentos são lentos e pouco bruscos. Outra das suas vantagens é também o facto de poder ser praticado em praticamente qualquer local, de preferência ao ar livre, o que o torna uma excelente opção com os dias a ficarem maiores e o verão a aproximar-se.
E, porque dia 24 de Abril se celebra o dia Mundial do Tai-chi, que tal aproveitar a oportunidade para começar a praticar esta atividade?
Os efeitos terapêuticos são visíveis para quem a pratica regularmente e, procurando alguma informação é fácil iniciá-la em casa, no quintal, num jardim, ou qualquer outro espaço ao ar livre à sua escolha.
As possibilidades são quase infinitas, basta a vontade de começar a sua prática.
Patrícia Pino - Consultora RE/MAX MAXGROUP Telheiras
Praticante de Tai Chi