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ANABELA ALCOBIA - Há mais de 16 anos a conciliar a sua profissão de consultora imobiliária com o apoio à família e com diversos hobbies que fazem parte do seu equilíbrio.

ANABELA ALCOBIA - Há mais de 16 anos a conciliar a sua profissão de consultora imobiliária com o apoio à família e com diversos hobbies que fazem parte do seu equilíbrio.

Conheça o testemunho desta consultora de sucesso, formada em Marketing e que nutre um gosto especial por diversas áreas ligadas às artes.

22/09/2023

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Anabela Alcobia, licenciada em Marketing e com pós-graduações em Gestão e Publicidade iniciou o seu percurso académico em áreas ligadas às artes, que contribuem hoje de forma muito efetiva para desempenhar com grande sucesso a sua profissão de consultora imobiliária.

Tem na sua família o seu verdadeiro porto de abrigo. Adora o que faz e cultiva diversos hobbies.

Conheça aqui o seu percurso profissional e saiba como faz para conciliar a sua vida profissional com a sua vida pessoal.

 

  1. Anabela, sabemos que está há mais de 16 anos na RE/MAX MAXGROUP Telheiras, mas o que não sabemos é se foi esse o início da sua experiência no mercado imobiliário. Quer contar-nos um pouco como chegou a este mercado e o que a levou a entrar para esta agência?

    Verdade. Fez este ano de 2023, 16 anos, que entrei no MAXGROUP, à data RE/MAX Telheiras. Enquanto consultora imobiliária foi aqui que aprendi tudo o que sei desta área, tanto teoricamente como na prática e que muito agradeço e acima de tudo espero que possa continuar a ser muito enriquecedor. Esta área é muito dinâmica, o que é um fascínio acrescido. Há sempre muito para aprender, desde legislação, até materiais, ou soluções técnicas construtivas, para além de toda a transformação da própria sociedade que traz consigo formas diferentes de viver e sentir os espaços e os locais.

    Existiram vários pontos que me despertaram a curiosidade no início da minha carreira e que provavelmente foram decisivos para hoje estar aqui:
    • Na base da minha formação esteve sempre um grande interesse e paixão pela Arquitetura e pelo Design de Interiores.

    • Comecei a investir em imobiliário muito cedo, comprei a minha primeira casa aos 26, o que hoje é perfeitamente normal, mas em 1991 não era assim tão usual, nem fácil, muito menos comprar uma casa velha, a cair aos bocados e fazer uma remodelação. Este projeto foi feito à medida, por um amigo arquiteto, e teve logo direito a artigo numa revista de arquitetura. Ficou o gosto ainda mais e mais…

    • Ter tido conhecimento inicial da RE/MAX como cliente, primeiro como compradora e depois como vendedora, fez despertar em mim alguma curiosidade, tive a sensação que existia ali algo que tinha a ver comigo, com o que eu gostava de fazer, com os meus objetivos e necessidades de vida no momento. 

    • Por último e não menos importante, a empatia que tive quando tomei contacto com o projeto RE/MAX Telheiras, com as pessoas que o integravam, muito em especial com a pessoa que me entrevistou – Isabel Santos e, tenho de confessar que a localização também foi um desafio, pois não conhecia nada de Telheiras, apenas conhecia uma grande superfície, onde vinha, às vezes às compras, pois a minha maior vivência da cidade estava mais concentrada a sul da 2ª Circular, sendo este um negócio de pessoas, mas também zonas, foi para mim um desafio, uma grande descoberta, uma segunda casa.

  1. Antes de iniciar este percurso, teve outra atividade profissional? Se sim, qual (ou quais)?

    A minha atividade profissional iniciou-se na grande distribuição alimentar, onde estive ligada à área do imobiliário na vertente comercial, à montagem de lojas e ao marketing e publicidade. Posteriormente ajudei a formar e fiquei responsável pela empresa do grupo que tratava de toda a parte de comunicação e imagem e daí acabei por sair e formar um projeto próprio na área da publicidade. 

    No entanto, como tudo na vida, nada é para sempre e chegou o momento em que tive necessidade de procurar outro caminho. Foi aí que ao ler o EXPRESSO encontrei um anúncio que falava de recrutamento de comerciais, decidi responder e enviar o meu curriculum. Recebi um contacto, marcaram-me uma entrevista, com a Isabel Santos, pensei e repensei no que falamos nessa reunião e decidi avançar. Em menos de 1 mês já estava na convenção RE/MAX, o que foi muito gratificante e motivador, pois a energia de todo o evento, com muita formação, partilha de conhecimentos e muita camaradagem entre todos, veio consolidar a minha decisão.


  2. A experiência que adquiriu antes de entrar RE/MAX MAXGROUP Telheiras contribuiu de alguma forma para a sua nova função de consultora imobiliária? Se sim, de que forma?

    Acredito que o nosso passado, acaba sempre por ter algo que se prolonga e perpétua no nosso futuro, somos fruto de um somatório de vivências que nos acrescentam conhecimentos e quando menos esperamos estamos a produzir ações que só são possíveis por termos tido o passado que tivemos e as vivências e experiências porque passamos. 

    Portanto, a minha situação não foi diferente, ou seja, as casas que arrendei, comprei e vendi, antes de chegar à RE/MAX, tinham-me dado a visão dos 2 lados deste mercado, que era muito tenebrosa, pois até esse momento a imagem do mercado imobiliário era feita por pessoas que não deixavam muito boas marcas, muito esquema, muito ‘jeitinho’ muito amadorismo, ‘profissionais’ pouco fiáveis, pelo menos foi o que constatei das minhas experiências. 

    A chegada da RE/MAX ao mercado português, trouxe com ela, a profissionalização e especialização, muita formação, o que para mim fui um marco de diferença e uma esperança de poder enveredar por uma profissão. Sim, porque para mim, era e é, uma profissão, credível, credenciada e sem amadorismo e assim, poder ajudar pessoas a concretizar um dos passos mais importantes da sua vida – tem uma casa, que também é ter um ninho, ter o seu refúgio, o seu abrigo.

    Quando cheguei a este mercado foi muito importante poder ter acesso a toda a formação disponibilizada pela RE/MAX Portugal e pela RE/MAX Telheiras, para além de poder beber, nos conhecimentos e experiência dos melhores do mercado imobiliário português, mas também de formadores vindos de outros mercados mais maduros do que o nosso, como é o caso do Canadiano e Norte Americano.

    Foi assim que comecei a poder usar os meus conhecimentos de Marketing, Publicidade e Fotografia nas minhas angariações, que pelo feedback que tive na altura por parte de vários clientes, era muito diferenciador e cheguei a ter clientes que me disseram ‘… quando vi a luz da casa nas fotos, percebi que esta era a minha casa. Apaixonei-me logo, vim cá só para confirmar. E é mesmo…’ 

    Outro aspeto que foi muito importante e benéfico, está relacionado com a minha experiência em atendimento e acompanhamento de Clientes, embora o meu foco no passado fosse muito mais empresarial, B2B, as pessoas estão sempre presentes e aqui até de uma forma muito mais envolvida, emotiva, pois é a sua vida, é o seu dinheiro.

    Em complemento, temos ainda o aspeto da especial apetência para a parte de arquitetura, design, e até história, que me facilitou muito na identificação de épocas e períodos, em associação a tipos de construção e de elementos construtivos. A minha experiência em obras de recuperação também tem ajudado muito a explicar o potencial de uma casa de um espaço aos clientes e por vezes a fazer com que eles acabem por conseguir fazer excelentes negócios, que ao princípio duvidam, mas mais tarde, vêm até mim e agradecem, porque reconhecem que a segurança e o profissionalismo que coloco no que faço, os deixou mais confiantes para arriscarem.


  3. Quando iniciou esta “aventura”, a RE/MAX MAXGROUP era constituída apenas por duas lojas, Telheiras e Tavira. Hoje, no entanto, o grupo já tem 6 lojas em todo o país e conta com uma equipa de cerca de 150 pessoas. Como foi assistir a esta evolução?

    Quando comecei, já existiam as lojas de Telheiras e Tavira. No entanto, quando iniciei a minha carreira de consultora imobiliária, a  loja de Telheiras era uma pequena empresa, onde a maioria sabia fazer um pouco de tudo. Era mesmo fundamental passar por várias áreas da empresa para adquirir esta experiência, o que fez com que os desafios e as partilhas fossem ainda mais e a evolução muito maior. Hoje termos a possibilidade de ter mais 4 lojas, dá-nos a garantia de podermos cobrir praticamente o país todo de Leste a Oeste, de Norte a Sul, com os mesmos princípios e os mesmos valores, da marca RE/MAX em complemento com a marca MAXGROUP.


  4. E o que representa hoje para si pertencer à rede RE/MAX? Acha que seria o mesmo se estivesse numa qualquer rede imobiliária concorrente?

    Por princípio sou uma pessoa que veste a camisola e no que faço procuro sempre fazê-lo da melhor forma, por isso orgulho-me de ter como principal fonte de contactos as recomendações dos que me conhecem e de todos os que tens trabalhado comigo.
    A qualidade do meu trabalho está interligada com a qualidade da marca que represento e para mim só faz sentido ser a líder de mercado: a RE/MAX.


  5. Sabemos também que a Anabela já alcançou diversos prémios RE/MAX ao longo desta sua carreira. Quer dizer-nos quais foram os mais relevantes e o que é que representaram para si?

    Todos os anos tenho obtido reconhecimento pelo meu trabalho e resultados obtidos. Todos são muito importantes para mim, sendo que uns representam patamares mais elevados de reconhecimento e faturação – Club Platinum, Golden Club, Club Vip, e mesmo de carreira, como é o caso do Hall Of Fame, que reconhece a nossa persistência e resiliência ao longo dos anos.

    No entanto, como todos os prémios estão inteiramente dependentes da minha disponibilidade, entrega, tanto física como emocional, e, como as nossas vidas não são só trabalho, os prémios que acabam por ter um significado mais especial são os que resultaram de anos mais difíceis, tanto a nível familiar, como pessoal, em que o esforço acaba por ser muito maior e temos de estar muito mais focados para não nos perdermos.

    No meu início na RE/MAX era muito mais difícil atingir os prémios anuais: o nosso esforço, dedicação e trabalho tinham de ser muito maiores, precisávamos de ter muitas angariações, realizar muitas transações, o valor de mercado era muito mais baixo. Para quem começa hoje, tem a vida mais facilitada, o valor de mercado é muito maior, 3 a 4 vezes maior!


  6. Acha que ser Consultor Imobiliário hoje é muito diferente do que era há 16 anos? Na sua opinião, quais são hoje os principais desafios desta atividade?

    Tem aspetos que continuam a ser exatamente os mesmos. É um mercado de pessoas e para pessoas, em que continuamos a ser facilitadores na concretização de grandes objetivos, tanto pessoais, como profissionais, mas o que mudou foi o nível de exigência. Hoje o cliente está mais informado, mais atento e procura respostas mais rápidas e mais profissionais. Desde a apresentação dos imóveis até ao fecho do negócio. Consequência da vida agitada e em corrida que levamos no nosso dia a dia, onde tudo tem de estar disponível no primeiro click.


  7. Se tivesse de eleger 2 ou 3 atributos fundamentais que um Consultor Imobiliário deve ter, quais seriam?

    Acima de tudo, vontade e disponibilidade para aprender todos os dias, ser empático e simpático, focado em ser profissional e não ficar parado á espera que as coisas aconteçam.


  8. Falando agora numa perspetiva mais pessoal, como é que ao longo destes anos tem conciliado a sua vida profissional com a sua vida pessoal?

    A conclusão a que sou levada a chegar é que a minha vida pessoal, em especial, destes últimos 10 anos, em que tenho tido a necessidade de me desdobrar no acompanhamento e assistência aos meus Pais, teve por base o melhor enquadramento profissional possível, ou seja, como esta profissão exige de nós grande flexibilidade de dias e horas, visto que a disponibilidade da maioria dos clientes para tratar de assuntos desta área é no pós-laboral, isso tem-me permitido estar presente na vida dos meus Pais de uma forma muito ativa, em especial no acompanhamento a consultas médicas, que com a idade passaram a ser várias e muito cadenciadas, poder ter maior proximidade e disponibilidade para aproveitar a estar com eles, mais tempo e com mais qualidade.


  9. Para terminar, gostávamos muito que nos desse um exemplo de um dos casos de sucesso na sua carreira na RE/MAX MAXGROUP

    Os casos de sucesso, nesta atividade, podem ter vários enquadramentos, essa também é uma das razões por que continuo apaixonada por esta profissão, pois cada cliente é uma situação. Recordo sempre os meus tempos de publicidade, quando se dizia já na altura que a solução que funcionou com o A, pode não funcionar com o B, ou com o C, pois tem enquadramentos e objetivos completamente diferentes. Posso dar vários exemplos:
    • Tive uma Cliente que tinha 2 apartamentos em co-propriedade com um familiar, visto ser património de herança, com muitas emoções e recordações envolvidas, não estavam a conseguir chegar a uma solução e não pretendiam continuar em compropriedade, com a minha intervenção foi possível encontrar soluções que satisfizeram ambas as partes e cada qual seguiu o seu caminho de forma tranquila. Já tinham tentados várias hipótese e ajudas de vários tipos, inclusive de advogados e nenhuma tinha sido consensual.

    • Outra Cliente que tinha 2 espaços que no passado foram usados para a sua atividade profissional, que já se encontravam fechados e inativos há mais de 10 anos, já tinha tentando arrendar e vender, por mais que uma vez, e não tinha conseguido concretizar os seus objetivos, depois de nos termos conhecido através de uma recomendação de pessoa que conhece ambas, angariei os imóveis e na primeira visita e ao fim de 15 dias estávamos a assinar o CPCV, pelo valor que estava a venda resultado do meu estudo de mercado, ao fim de um mês tudo estava resolvida com escritura feita.

    • Um Cliente que tinha uma irmã com  uma idade bastante avançada, mas que a senhora estava bem de saúde, mas não queria continuar a viver sozinha e decidiu ir morar para um lar e pretendiam vender a casa para poderem pagar as despesas do lar, foi colocado online e ao fim de uma semana já tinha 6 propostas e acabou por ser vendido por um valor mais alto do que o valor que estava à venda facilitando assim a vida futura da senhora, porque ficou com mais disponibilidade financeira para gerir a sua vida.

    • Clientes vários que tenho vendido os apartamentos, porque já não servem os seus propósitos, ou de localização, ou de dimensões, ou até de ambos, e que em seguida lhes vendo a casa da vida deles, onde permanecem felizes até ao dia de hoje.

    • Clientes que pretendem vender apartamentos de rendimento, em locais interessantes, em que lhes encontro inquilinos que garantem excelentes rentabilidades e que posteriormente lhes vendo o apartamento por valores bastante interessantes a outros investidores, já com rendimento garantido.

    • Um cliente que me foi recomendado por uma pessoa que conhecia o meu trabalho, ainda do tempo em que estava em publicidade, embora já lhe tivesse arranjado também um apartamento para arrendar, e posteriormente vendi-lhe e arrendei-lhe outros e ainda me comprou o apartamento onde ainda vive, que fez obras e transformou e personalizou à sua medida. 
      Falou comigo e disse-me ‘… tenho um amigo, que é como um irmão para mim’, que está a precisar da tua ajuda. Está á procura de casa para comprar e não consegue encontrar o que quer.’... Comigo, comprou um primeiro apartamento onde viveu apenas 6 meses, concluiu que precisava de outro tipo de casa/apartamento. Vendi por um valor com mais-valias muito interessantes. Em apenas 6 meses o valor duplicou. Em seguida comprou-me um apartamento com boas áreas, com terraço e varandas, numa excelente localização, em área consolidada, mas na altura em fase de melhoramentos, que acabei de vendar no início do ano com uma valorização que mais do que triplicou em 6 anos.

    • Também considero, como casos de sucesso, os meus clientes investidores, que logo que os inquilinos os informam que vão sair dos apartamentos me ligam a dizer ‘… aquele seu cliente que arrendamos a casa X há 4 anos, á 6 anos, há 1 ano, vai sair no final do mês Y podemos começar a tratar de tudo, pois gostaríamos de ter outro a entrar em seguida.’ e ainda acrescentam, ‘…pode ser outro cliente como este, pagou sempre tudo no momento certo, conforme combinado, a casa está impecável e nem demos conta dele, nunca incomodou.’ 😊😉

 

Poderia ficar aqui a enumerar variadíssimos enquadramentos que considero de sucesso, mas seria demasiado exaustiva.

Agradeço à Isabel Santos, ao Vitor Pereira, à RE/MAX MAXGROUP e à RE/MAX Portugal, a possibilidade que me deram e continuam a dar, de com eles partilhar este caminho. 

Venham Mais 16! 

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