
Saúde e Bem-Estar
Desintoxicação Consciente
15/01/2021
Tanto o Natal como a passagem de ano são momentos propícios a excessos e a erros alimentares que afetam a nossa saúde e, consequentemente, enfraquecem a nossa imunidade.
Quantos de nós ficamos mais predispostos a alguma situação de desconforto, mal-estar ou doença após estas datas festivas?
Desde constipações ou gripes, aumento de dores articulares, dores de cabeça, distúrbios intestinais, entre tantos outros sintomas que são reflexo de um organismo intoxicado e inflamado, pedindo a sua atenção e consciência para uma purificação.
Uma dieta abundante em alimentos com elevadas concentrações de agrotóxicos (pesticidas e todo o tipo de químicos), metais pesados, açúcar, gorduras saturadas e hidrogenadas, farinhas refinadas com glúten, provocará certamente desequilíbrios funcionais no nosso organismo devido a uma digestão extremamente complexa.
O aparelho digestivo é o primeiro a sofrer as consequências dos excessos alimentares e, uma vez que os nossos órgãos se relacionam entre si no tão precioso corpo Humano, todos os outros órgãos podem também manifestar as consequências dos excessos e erros alimentares.
"(...) a natureza proporciona-nos alimentos que promovem por si só a desintoxicação e purificação do sangue, os quais podem ser uma mais valia nesta fase do ano(...)"
Felizmente, a natureza proporciona-nos alimentos que promovem por si só a desintoxicação e purificação do sangue, os quais podem ser uma mais valia nesta fase do ano. Falamos então de aipo, coentros, salsa, folhas de couve, brócolos, pepino, batata doce, maçã, limão, papaia, ananás, frutos vermelhos, clorela, spirulina, erva trigo. Também existem, no âmbito da fitoterapia, infusões benéficas que promove a desintoxicação hepática como é o caso do cardo mariano, do dente de leão, da alcachofra e do boldo.
"Mais do que aquilo que comemos, nós somos o que absorvemos na nossa digestão(...)"
Mais do que aquilo que comemos, nós somos o que absorvemos na nossa digestão, pelo que importa saber ouvir o corpo, entender o que é benéfico e prejudicial, consciencializando que alimentos podem causar dano ou trazer vitalidade e energia.
Assim sendo, deixo uma receita de um sumo verde desintoxicante que poderá fazer nos próximos dias, no liquidificador:
- 350 ml de água de qualidade
- 1 talo de aipo biológico
- 1 folha de couve kale biológica
- 1 punhado de coentros biológicos
- 1 maçã verde biológica com casca
- ½ Limão biológico
- 1 rodela de gengibre
- 1 colher de café de clorela
Bom apetite!

Leonor Vilela - Consultora RE/MAX MAXGROUP Telheiras
Naturopata