Há mais de 15 anos na RE/MAX MAXGROUP - Alexandra Melo e Castro concretiza sonho de uma vida
Foco no Cliente e Gratidão. Dois princípios que regem desde sempre a sua vida.
31/10/2023
Com uma carreira sólida de mais de 15 anos na RE/MAX MAXGROUP como Consultora Imobiliária, Alexandra Melo e Castro não apenas concretizou seu sonho, mas também deu vida a um empreendimento hoteleiro numa paradisíaca ilha das Caraíbas.
É natural do Porto, mas atualmente divide-se entre a tranquilidade do Alto de Santa Catarina na Cruz Quebrada onde vive em Portugal, com a vibrante República Dominicana onde se desloca com grande regularidade para acompanhar de perto o seu negócio. Além de sua paixão pela profissão é uma mulher dedicada à sua família e mãe orgulhosa de uma filha de 17 anos. Mas, como Alexandra gosta de ressaltar, lá em casa são 5, porque fazem parte da família uma adorável Yorkshire e uma majestosa Serra da Estrela.
Formada em Direito pela FDL, a sua formação académica desempenhou um papel fundamental no sucesso de seu negócio. Nos momentos de lazer, Alexandra encontra tranquilidade no yoga, que pratica diariamente e também se aventura no surf, para além explorar a meditação durante suas caminhadas reflexivas. No entanto, o que realmente alimenta sua alma é a paixão por viajar e explorar novos horizontes.
A leitura desta entrevista é um convite que lhe fazemos para conhecer melhor Alexandra Melo e Castro e descobrir por que ela se sente tão grata pela vida que leva hoje.
- Alexandra, sabemos que está há cerca de 15 anos na RE/MAX MAXGROUP, mas o que não sabemos é se foi aqui que iniciou a sua experiência no mercado imobiliário. Quer contar-nos um pouco como chegou a este mercado?
Sim, estou há 15 anos na RE/MAX MAXGROUP, sendo que 13 na agência de Telheiras e 2 na Collection MAXGROUP. Iniciei esta profissão há duas décadas, primeiro de uma forma familiar e em regime free lancer. Mais tarde, a Homelife de Telheiras com quem já tinha feito negócios, dirigiu-me o convite para integrar a equipa e assim dei um input profissional ao que já vinha fazendo familiarmente.
Na altura fiz vários negócios em partilha com a RE/MAX de Telheiras, e ao fim de 3 anos, em 2008 aceitei o desafio de abraçar esta marca, levada pela mão da saudosa Isabel Neves com quem tantos negócios partilhei, e tanto aprendi. Acabei por me juntar à equipa RE/MAX Telheiras no dia 8 de Julho de 2008.
O que me motivou a mudar de Imobiliária foi a consciência que na RE/MAX, o céu é o limite, percebi que o sistema da RE/MAX me permitiria alcançar o que me propusesse, o meu voo dependeria de mim e isso aliciou-me porque gosto de me sentir livre, de me superar, gosto de objetivos e traçar estratégias para os atingir. A RE/MAX deu-me essa liberdade.
Na RE/MAX Telheiras encontrei uma equipa fantástica da qual ainda fazem parte alguns elementos de peso, com quem aprendi muitíssimo. Foram anos de crescimento profissional e de convivência com pessoas incríveis. - E antes de iniciar este percurso no imobiliário, teve outra atividade profissional?
Antes de me lançar no mercado imobiliário trabalhei como tradutora para a TV cabo, traduzi para a Odisseia, History, Biography e Discovery Chanel.
Foi desafiador e ganhei muitos conhecimentos sobre uma quantidade de temas diferentes. Foi uma experiência muito interessante. - Na altura da entrada na RE/MAX MAXGROUP de Telheiras, sentiu que a sua experiência anterior contribuiu de alguma forma para a sua nova função de consultora imobiliária?
Contribuiu seguramente, porque a experiência é sempre positiva e formadora. A autoconfiança com que me relacionei com os clientes logo no início da minha carreira como consultora, o facto de dominar 4 línguas ajuda a comunicar de espírito aberto e horizontes mais largos.
Também a minha formação em Direito foi sem dúvida uma alavanca grande: estava muito à vontade com conceitos fiscais, impostos, com os trâmites processuais da compra e venda, consegui sempre transmitir muita confiança aos clientes, conhecimento, domínio das várias etapas. Devo dizer que estive sempre muito bem assessorada juridicamente: o José Melo e Castro é um advogado exímio no pormenor, na defesa dos interesses dos clientes, em balizar os contratos de forma a minimizar ao máximo qualquer tipo de problemas, ativo na procura de soluções juridicamente viáveis, muito embora nunca tenha trabalhado exclusivamente comigo, teve sempre grande disponibilidade para os meus clientes e assim continua a ser. Estamos juntos profissionalmente há 20 anos e na vida há 22. - Quando iniciou esta “aventura”, a RE/MAX MAXGROUP tinha uma dimensão muito inferior ao que tem hoje. Agora, no entanto, o grupo já tem 6 lojas em todo o país e conta com uma equipa de mais de 150 pessoas. Como foi assistir a esta evolução?
A equipa assume um papel importantíssimo nesta rede pois leva a um eficiente tráfego de negócios. Isto aliado a resultados foi sem dúvida um habitat fértil para crescer como consultora imobiliária e como pessoa.
Ver esta equipa crescer e tornar-se no que é hoje a RE/MAX MAXGROUP foi e é um orgulho enorme, tenho uma admiração muito grande pelos líderes desta grande epopeia, pelos mentores desta grande família. Há um ADN neste grupo que se destaca de uma forma muito positiva, eu não imagino fazer parte desta rede sem ser neste grupo. É esta a minha casa! - E no que diz respeito à rede RE/MAX? Acha que seria o mesmo se estivesse numa qualquer rede imobiliária concorrente?
Pertencer a esta rede foi a minha melhor decisão profissional, como disse atrás, gosto de desafios, de estratégias e de sentir que o céu é o limite, assim me sinto desde o primeiro momento em que decidi abraçar o meu projeto na RE/MAX. - Sabemos também que certamente já alcançou diversos prémios RE/MAX ao longo desta sua carreira. Quer dizer-nos quais foram os mais relevantes e o que é que representaram para si?
Entrei em 2008 e no ano de 2009 fui considerada a Rooky que mais havia faturado desde sempre no primeiro ano de RE/MAX. Em 2010 levei o prémio Platinum para casa seguido de muitos Platinuns. Aos 5 anos de RE/MAX fui agraciada com o prémio Hall of Fame, e em 2019, precisamente 11 anos depois de iniciar este projeto recebi o prémio Lifetime Achievement que só fui buscar a Las Vegas em 2023.
Hoje quando olho para trás vejo muito trabalho, muita aprendizagem, muita resiliência, um nunca baixar os braços, uma constante reinvenção, para mim significa um legado que construí e continuo a construir.
Tudo o que conquistei, todos os objetivos que alcancei, e toda a aprendizagem como ser humano, como mulher e como profissional só têm sido possíveis por ter a meu lado uma família maravilhosa, uma filha que é todos os dias uma inspiração para mim e uma fonte de luz e força, e o meu marido que tem estado a meu lado nos melhores e nos piores momentos desta caminhada. - O que a deixa feliz nesta profissão?
Uma das coisas que me aquece a alma é que a maior parte dos meus clientes ao longo destes anos se mantêm comigo. São clientes fidelizados, que já venderam e compraram comigo várias vezes. Honram-me com a escolha de me terem ao seu lado no percurso das suas vidas.
Um dos meus clientes mais antigos, já fez direta ou indiretamente 21 negócios comigo. É fantástico, e em momentos menos bons em que o cansaço aperta, estes tesouros fazem a diferença. E não se trata de alguém que tem empreendimentos, começou há 18 anos por me entregar um pequeno apartamento para venda, depois outro, compraram 2 também comigo que vendi mais tarde, nesse mesmo ano compraram 4, e vendemos outros 4, referenciaram-me a familiares que por sua vez já venderam e já compraram comigo e assim por diante. É uma gratidão mútua o sentimento que nos une, e claro está, esta relação profissional já deu lugar a uma amizade.
Penso que o que melhor exprime a minha carreira é hoje poder viver com tranquilidade, com obra feita, ter realizado alguns sonhos. Recordo-me que quando fiz a formação Collection em 2010, o Miguel Menezes, formador por Excelência deste curso, perguntou a cada um dos formandos, qual era o seu sonho, e o meu era investir na República Dominicana, e poder viver metade do ano lá e metade do ano em Portugal. Hoje sou proprietária de um Hotel em Las Terrenas, província de Samaná, na República Dominicana. - Na sua opinião, quais são hoje os valores e princípios chave desta atividade de consultoria imobiliária?
Não posso deixar de registar um princípio que pautou a minha vida profissional, ao qual me mantive fiel e me trouxe grande satisfação ao longo da minha carreira: um cliente é um ser humano que nos pede ajuda, que confia no nosso trabalho, não importa se a sua pretensão é arrendar um apartamento por 600€ ou comprar uma moradia por 5 milhões, é um cliente que deve ser tratado de igual modo, merece o meu profissionalismo, o meu empenho e energia. Graças a esta minha postura ao longo dos anos, a minha profissão permitiu-me observar e fazer parte da vida e da evolução de muitas pessoas, e isso devolveu-me uma gratificação muito grande.
Sou uma Mulher grata: a mim própria por ter acreditado no meu sonho de vida; à minha família por estar sempre a meu lado com grande amor; aos meus amigos que são a família que escolhemos, e aos meus clientes por me escolherem para ser a sua aliada numa das áreas mais importantes das suas vidas. Por fim e não menos importante, à Isabel Santos e ao Vítor Pereira que serão sempre os meus mentores, seres humanos maravilhosos com quem tive a honra de contar, de crescer e aprender. Muito obrigada.