.slideshow-geral .wrapper { position: absolute !important; top: 35% !important; width: 100% !important; padding: 0 5vw !important; overflow: hidden; box-sizing: border-box; -moz-box-sizing: border-box; margin-top: 0px !important; opacity: 0; }
Compra casa não tem que ser um bicho de 7 cabeças

Comprar casa não tem que ser um bicho de 7 cabeças

6 Dicas para quem está a pensar comprar casa

21/06/2021

Partilhe esta notícia, escolha a sua rede social!

Pode parecer fácil, mas comprar casa pode ser um bicho de 7 cabeças e de dentes afiados! O processo de compra envolve muitos factores e condicionantes, muitos dos quais nem estávamos à espera. 

 

Por essa razão, partilho algumas dicas para quem está a pensar comprar casa:

#1 - Saber o meu orçamento!

Ninguém vai às compras sem saber o que pode gastar. E por isso, o primeiro passo, é saber quanto temos ou quanto queremos gastar. Se precisarem de crédito  habitação, o processo de simulações / pré-aprovações bancárias deverá ser feito antes de iniciar visitas. Assim, com o orçamento definido, será mais fácil focar a procura e encontrar a casa nova.

 

#2 - Ter dinheiro de parte.

Mesmo recorrendo a crédito habitação, é sempre necessário ter capitais próprios para “dar a entrada” ou seja para pagar o sinal na assinatura do Contrato Promessa Compra e Venda.  Os bancos não financiam a 100% e o cliente tem que sempre ter algum dinheiro de parte. Adicionalmente, na compra de casa há impostos (IMT e Imposto de Selo) e outras custas processuais envolvidas a pagar (escritura, abertura de dossier, avaliações etc..) que também não são abrangidas pelo crédito habitação.

 

#3 - Saber o que valorizo.

Ou seja, saber que características são importantes para mim numa casa: se dou valor a uma casa com mais área, se prefiro uma localização mais central ou um zona mais tranquila, se necessito de garagem ou espaço exterior. Estas características, a par do orçamento, definirão o caminho para encontrar a casa nova.

 

#4 - Ter um plano B…

Se a vida mudar e, por alguma razão, já não podermos viver na casa que comprámos pensar no seu potencial comercial. Por exemplo, arrendar o imóvel poderá ser uma solução, visto que mantemos o imóvel e cumprimos os encargos que assumimos como banco, por exemplo.

 

#5 - Ser resiliente e respirar fundo…

Comprar casa pode ser uma viagem com muitas questões, ansiedades e incertezas até se chegar à casa dos nossos sonhos.

 

#6 - Pedir a ajuda de um profissional!

Se vamos ao dentista quando temos uma dor de dentes, porque não trabalhar com um consultor imobiliário quando queremos comprar casa?!

 

Espero que estas dicas ajudem na compra da próxima casa!

 

 

Inês Pereira

Inês Pereira - Consultora RE/MAX MAXGROUP Telheiras


Outros artigos que lhe podem interessar:

Novas tendências na procura de casa

Novas tendências na procura de casa

Como a crise pandémica veio alterar o paradigma da escolha de uma casa
18/12/2020
Crédito Habitação

Crédito habitação em tempo de pandemia

Oportunidades num cenário de crise
16/11/2020

Maxloja - Soc. Med. Imob LDA - AMI:4515
Timoneiro de Sucesso Lda – AMI: 15890

Webdesign Megasites

Subscrever a
Newsletter

Newsletter

img { /*transition: filter 0.5s;*/ } img.lazy { /*filter: blur(80px); transition: filter 0.5s;*/ overflow: hidden; opacity: 1; -webkit-transition: opacity 1s; /* Safari */ transition: opacity 1s; } img.lazy.fade-in { opacity: 0; } img.fade-in { opacity: 1; -webkit-transition: opacity 1s; /* Safari */ transition: opacity 1s; }