Como criar lugares agradáveis em casas pequenas
Dicas para tornar divisões maiores do que realmente são
17/09/2021
Sabia que com pequenas obras ou truques de decoração poderá criar a sensação de divisões e espaços maiores do que realmente são?
Espaço, luz e cor são os conceitos fundamentais a serem trabalhados para criar a percepção de áreas maiores e para aproveitar os espaços ao máximo.
Espaço
#1 Móveis multiuso
Procure dotar o espaço de móveis que tenham mais que uma função, por exemplo sofá-cama, puff-baú, mesa com arrumação, mesas extensíveis, etc.
#2 Móveis por medida
Em espaços pequenos é muito importante o projecto de móveis feitos por medida de forma a que estes encaixem na perfeição e que não haja desperdício do espaço disponível.
#3 Arrumação em altura
Aproveitar o espaço em altura através de prateleiras, estantes, nichos, mezzanines é uma forma de aproveitar as paredes para criar mais espaços de arrumação.
#4 Portas de correr
As portas de correr são a solução ideal para termos os espaços entre ambientes mais desimpedidos permitindo um maior aproveitamento das paredes.
Luz
#1 Luz natural
A luz natural é fundamental para que os espaços pareçam mais amplos.
Tire o máximo proveito de todas as aberturas para o exterior e deixe que a luz entre nos espaços.
#2 Luz artificial
Tire partido das várias opções de iluminação artificial, não só para criar mais pontos de luz como para a decoração dos espaços.
A luz no teto pode ser feita através de candeeiros mas também de tetos falsos com focos embutidos ou sancas de luz indirecta.
Não se esqueça de complementar com iluminação de parede, candeeiros de mesa e candeeiros de chão.
#3 Espelhos
Os espelhos são um óptimo elemento a utilizar em espaços pequenos. Não só dão a sensação de ampliação do espaço como potenciam a luz natural.
#4 Paredes de vidro
Na divisão dos espaços opte por paredes de vidro para prolongar a percepção visual e permitir que a luz natural entre nas diferentes divisões.
Cor
#1 Cores claras
No que toca a ampliar os espaços, sem dúvida que as cores claras são a melhor aposta. No entanto não deixe de complementar com pequenos apontamentos de cor e padrões para dar vida aos espaços.
Sara Russo Esteves - Consultora RE/MAX MAXGROUP Telheiras
Arquitecta